Fitoterapia: O Poder das Ervas
Todo mundo, pelo menos uma vez na vida já tomou algum “chazinho” para alguma queixa.
Seja para acalmar os ânimos, para melhorar a digestão, para dormir melhor, para acelerar o metabolismo ou tantas outras situações.
Fato é que a Fitoterapia é uma terapia utilizada desde os tempos antigos, alguns escritos datam 3.000 a.C. , mas sabe-se desde que o ser humano habita a terra, faz-se o uso de ervas para os mais diversos fins.
Fitoterapia: (do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal) é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações nas mais diversas doenças.
Apesar de muito acessível e econômica a fitoterapia deve ser orientada de forma segura. É necessário o acompanhamento de um profissional habilitado, pois como qualquer outro tratamento, os fitoterápicos não estão isentos de riscos, principalmente se combinados com fármacos alopáticos.
A fitoterapia pode ser aplicada das mais diversas formas, como chás, tinturas, cataplasmas, compressas e banhos de acordo com a necessidade de cada indivíduo, por isso é indispensável uma anamnese detalhada sobre o estado de saúde do paciente a ser tratado.
É uma terapia segura e eficaz (desde que feita da forma correta e com acompanhamento adequado) tanto é que a fitoterapia já está inserida no SUS e pode ser encontrada em algumas UBS (Unidades Básicas de Saúde).
O tratamento fitoterápico não deve substituir o tratamento alopático/médico.
Dúvidas sobre Fitoterapia?
Consulte um Naturólogo!
Namastê!