Terapias
Terapias Naturais:
Conheça abaixo cada uma das terapias e quais os benefícios que elas proporcionam:
Aromaterapia: É uma técnica que utiliza os aromas e óleos essenciais em benefício do indivíduo de acordo com sua necessidade. É utilizada no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia complementar e holística. A Aromaterapia deve ser empregada com cautela e de preferência guiada por um profissional especializado, que saberá verificar as contraindicações, além de dosagens e melhores formas de uso principalmente pelo fato dos óleos essenciais serem altamente concentrados.
Auriculoterapia: É uma técnica de análise e tratamento reflexológico por meio de estímulos no pavilhão auricular onde pode-se avaliar e tratar desequilíbrios que podem causar as mais variadas disfunções ou doenças, muitas vezes antes mesmo destas surgirem.
As orelhas possuem pontos ou áreas de reflexo que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo, e quando estes são estimulados por sementes fixas por um pequeno esparadrapo, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo a melhoria do quadro de queixa do paciente.
Calatonia: é uma técnica de relaxamento profundo que leva à regulação do tônus, promovendo o reequilíbrio físico e psíquico do paciente. A Calatonia baseia sua atuação na “sensibilidade tátil”, através da aplicação de estímulos suaves, em áreas do corpo onde se verifica especial concentração de receptores nervosos, os estímulos utilizados se fazem sentir tanto a nível físico quanto psíquico, atuando sobre a totalidade do organismo de modo reestruturador.
Fitoterapia: Caracteriza-se pela utilização de plantas medicinais e suas aplicações nas mais diversas patologias e desequilíbrios do organismo. Tendo em vista também a sua posologia, precaução, indicação e contraindicação de acordo com cada indivíduo, torna-se indispensável a aplicação da Fitoterapia por um profissional habilitado, como um Naturólogo. A fitoterapia pode ser recomendada em diversas formas como chás, tinturas, cataplasmas e banhos, onde a aplicação vai de acordo com a necessidade do paciente.
Florais de Bach: São as 38 essências de plantas e flores que auxiliam o indivíduo a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia. Cada floral é indicado a uma emoção específica. Pode ser tomado individualmente ou misturado de acordo com o que se estiver sentindo. O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do paciente. Ou seja, diminuir ou eliminar o estresse, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações que uma pessoa esteja sofrendo. Tendo em vista que a saúde física está totalmente ligada à saúde emocional, torna-se indispensável a promoção e manutenção da saúde emocional através da utilização dos Florais de Bach.
Geoterapia: Também conhecida como Argiloterapia é a utilização de recursos minerais da argila com finalidade terapêutica. Pelo fato de argila possuir ações terapêuticas práticas, tais como: retardo do envelhecimento; alívio da tensão, fadiga muscular, combate à insônia e má circulação; eliminação de toxinas, e etc., ela também é utilizada como forma terapêutica de acordo com a necessidade do paciente.
Hidroterapia: Utilização da água sob a forma de escalda pés aliados a Aromaterapia para tratar desequilíbrios, aliviar dores, induzir o relaxamento e manter a saúde em geral.
É uma técnica baseada na termoterapia e nas manobras de massoterapia onde é possível realizar um tratamento de natureza profunda e penetrante. A massagem com pedras quentes atua sobre os músculos, tendões, ligamentos e órgãos internos de uma maneira particular, por ser uma técnica extremamente sedativa, muitos pacientes entram no estado alfa, onde o cérebro fica praticamente desativado, por esse motivo é uma ótima opção a ser utilizada para quem sofre com os efeitos do estresse. Além promover um equilíbrio energético, proporciona sensação de leveza e bem-estar por parte do paciente.
Terapia baseada em massagens e pode ser aplicada a diferentes partes do corpo ou de forma contínua em todo o corpo, para aliviar o stress e a tensão, diminuir as dores musculares, controlar a dor, eliminar traumas físicos, melhorar a circulação sanguínea e flexibilidade, promover a saúde e bem-estar e também melhorar a qualidade de vida. Em uma sessão de Massoterapia pode-se utilizar diversas técnicas de massagens de acordo com a avaliação por parte do profissional. Isto é o que distingue a massoterapia de uma massagem comum. A capacidade de um profissional qualificado direcionar o seu trabalho em função das necessidades do paciente.
Reflexoterapia: É a utilização terapêutica da Reflexologia. A Reflexologia podal baseia-se que há pontos nos pés que refletem a situação da saúde do corpo humano por inteiro. Por isto, estimulam-se estas áreas para aliviar dores, distúrbios orgânicos, emocionais (leves) e de várias partes do corpo, gerando assim um grande equilíbrio corporal, da maneira mais simples possível.
Pindas Orientais: São trouxinhas de linho ou algodão quem contém ervas aromáticas e sal marinho, essas trouxinhas são aquecidas e utilizadas em manobras de massagem com óleo aromático que proporcionam profundo relaxamento, desintoxicação, melhora na circulação sanguínea, além de promover bem estar físico e emocional.
Reiki: É uma técnica japonesa de imposição das mãos baseada na canalização da energia (Ki) universal (Re) e tem como objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual) e promover saúde. Trata-se de uma técnica energética, não tendo relação com nenhum sistema religioso. Atualmente já existem estudos científicos que comprovam a eficácia dessa técnica.